sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

♫ Então é natal, e um ano novo, também...♪

Estava querendo escrever algo otimista como sugere as ocasiões da época, mas, começando com esse título não pude deixar de lembrar o desastre escatológico que é a Simone para com a música alheia. Ainda mais com essa, que já não é nenhuma obra-prima, é como chutar um morto. Também, o que esperar de alguém que cria um sotaque para si mesma? (Descobri esses dias que quem a "lançou" foi Chico Buarque, fiquei boba com isso! Tudo bem, descobri um defeito nele!).
Pois é, mais um ano findo! Pode deixar, vou poupá-los de uma retrospectiva insípida e pessimista e me ater às comemorações que é o que me fazem gostar do mês de dezembro, "deixando a profundidade de lado". Gosto da leveza que isso proporciona aos ambientes, ainda que condicionada (a leveza) por uma maioria que serve-se da ilusão ou da tradição ou, simplesmente, da esperança. Gosto das confraternizações, ainda mais quando dou importância às pessoas que gosto e não às non gratas, ao contrário de outras épocas. Gosto de dar e receber presentes, embora dar tenha se tornado cada vez mais raro, não suporto shoppings e feiras, ainda mais com a euforia causada pelo 13º salário!  Mas também acho uma tremenda hipocrisia recriminar o comércio da época, uma daquelas opiniões em massa que a maioria nem sabe do que/por que fala! (Muito bom isso, aquelas respostas prontas, opinião de alguém, em algum lugar do passado e que foi aprovada pelo crivo "exigente" do povo! "Por que você não gosta do Natal?". E a resposta, com cara de conteúdo: "Trata-se de uma data comercial, blablabla..."). Economizem meu sentido auditivo! E as comidas? Tudo bem que eu raramente ceio, acabo dando mais importância aos bebes que aos comes, mas me contento com o almoço dos dias seguintes, uma semana comendo peru com farofa! E gosto da oportunidade de estar com os meus, já que outras ocasiões para isto são as festinhas dos filhinhos dos meus primos, coisa que deixo para a paciência de minha irmã representar.
Meu Natal em família este ano foi simples, terno e divertido, como sempre é, graças à bela família que Deus me deu. E este ano ainda fui o assunto da noite, por ter entrado na festa errada antes de achar a casa da minha prima! Vou eu, com um peru enorme nas mãos, adentrando a casa alheia e dando boa noite àqueles rostos nem um pouco familiares, mas, como sou o protótipo divino da lerdeza, achei que pudessem ser esposos (as) de fulano (a), ou amigos dos donos da casa. Meu cunhado atrás, pedindo pro povo sair da frente, pois o que ele trazia estava pesado e minha mãe perguntando "você é quem mesmo?". Ai, Jésus, que mico natalino! Quando o mal entendido foi desvendado, não tive coragem de ir à cozinha buscar meu peru de volta, fiquei ocre de vergonha (sim, fui até a cozinha da casa, faltei visitar os quartos à procura de uma cara conhecida). Mas rimos muito quando fui representar pra galera minha entrada esbanjando simpatia na casa do vizinho!
É isso, espero que todos tenham tido a noite feliz que esperavam, com a ilusão, a tradição ou a esperança que faz com que o fim do ano tenha essa cara de recomeço, e que a tenham tido também os que não esperavam nada além de uma noite como outra qualquer! E um ótimo recomeço para os que assim enxergam e para os que por isso optaram e um caminho cheio de surpresas boas aos que prosseguem sua jornada sem esta pausa para a fantasia!!!

"A luz começa na boa vontade da alma - e dos olhos!" - Drummond

4 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkk!!!
    (rachei de rir amiga!)
    É a sua cara isso!!! kkkkkkkkkkkkkkk

    Vamos lá! rs
    É por aí que imagino td isso....
    Mas me encanta a quantidade das luzes e os enfeites tão fofos e delicadinhos!
    Amo tbm a carinha fofa do Raul, as perguntas feitas por ele e pela Jadhy quando pequena... rs
    A ansiedade... E as comidas ma-ra-vi-lho-sas que ainda bem são feitas uma vez no ano (pq caso contrário eu não andaria mais... rolaria de tão gorda!)
    Um lindo continuar de vida e prosperidade nesse novo ciclo de 2011 a todas que passam por aqui!!

    bJu Fa! Muios bJus!!!

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Imaginei a cena toda...vc toda gata, toda no salto, achando que tava tudo bem,que tava tudo dominado e qdo percebe é a casa errada........kkkkkkkkkkkkkkk to rindo sozinha amiga...ai ai ai...com certeza esse 2011 promete... TE AMO!!!!

    ResponderExcluir
  3. Caracaaaaaaaaaaa ri um monte agora, vi a cena toda se passar na minha frente e até vi vc saindo da cozinha com uma lata de cerveja na mão kkkkk
    Amiga vc não existe!!!!
    Meu Natal foi maravilhoso, só com pessoas especiais, parente chato faltou esse ano, graças a Deus, rsrs 00:00 Papai Noel deixou o presente da Annalu, ela chorou de emoção, foi lindo!!!

    Mas vc se superou dessa vez heim??? To rindo até agora, bjo Linda!!!

    ResponderExcluir
  4. Nada... nada seria mais divertido, mas estimulante para mim hj do que ler esse texto. Fabiana, obrigada, zil vezes obrigada. Estou me controlando para não acordar meu vizinho de baixo, que ronca feito um trovão... kkk Muito engraçado mesmo! Eu consigo ver a sua cara de atitude e o Allan atrás, todo concentrado em fazer o certo. Guarda-costas de perú! rss
    Ainda espero sonhar com isso, para acordar bem humorada e entusiasmada para o dia... ai ai

    ResponderExcluir