sábado, 21 de abril de 2012

Se teu amor foi hipocrisia, adeus Brasília...

Hoje é aniversário da minha cidade, Brasília - Distrito Federal, capital da República Federativa do Brasil! Não sei se é devido a este título que os protestos chovem nesta data, em especial... Não sei porque desconheço as "comemorações", em outras capitais, além do que o Facebook me permite ver: pessoas homenageando suas cidades, exaltando suas belezas, sua gente, seu aconchego, suas particularidades e o orgulho dos frutos de suas árvores de raízes especiais, e não sonhando com o paraíso! Cidades, inclusive, muito mais arrasadas pela humanidade que a minha, visto que não ilustramos nenhuma das estatísticas mais preocupantes. Bem, mas quem sou eu para falar em estatísticas, isto está em jornais, coisa que não acompanho, mas que não me deixa alienada a ponto de não saber o que estou falando.Eu diria que minhas conclusões são até mais verossímeis, pois eu frequento outras grandes capitais e assisto seus jornais locais, o que me faz agradecer à eventual falta de assunto do DFTV! 
Citem-me uma grande cidade que não tenha problemas de violência e caos urbano? Lembro que estou falando de Brasil, antes que algum deslumbrado venha nos comparar com nações, digamos, educadas por gente melhor e mais sagaz perante as oportunidades. Quem faz merda é gente, e gente aglomerada em dois milhões e meio de "semelhantes" faz a coisa cheirar muito pior! Gente ruim, inescrupulosa, má índole, mau caráter e tantas  outras aberrações que nos fazem céticos existe em todo lugar, até nos paraísos com suas maçãs... E reitero, gente fraca aglomerada vivendo com todo tipo de gente (não consegui outra caracterização para certos tipos, respeito os animais) acaba comendo mal e espalhando seus dejetos na rua, na cidade! Resumindo, onde tem gente demais junto tem podridão sim, até em show de música Gospel!
A maioria dos "protestos" que acompanhei no Facebook foram de pessoas que não são daqui mas que escolheram Brasília para viver. Não sei por quê, não entrevistei ninguém para entender a decepção e juízos não me cabem, mas tenho certeza que não foi aqui que conheceram o caos a que tanto remontam, pois  vieram de lugares que oferecem ângulos bem mais privilegiados para o espetáculo! Mas vi também muitos  conterrâneos com discurso de campanha eleitoral, reclamando melhores condições públicas e blablablablablabla... Não me admiraria ver algumas dessas pessoas candidatando-se futuramente, pois nenhuma delas depende de hospital, transporte ou educação públicos para viver e também não têm o menor perfil filantrópico, portanto, me poupem desta cativante preocupação com o bem-estar dos necessitados! Muitos, de público, só têm o emprego, oportunidade que tantas outras naturalidades almejam por aqui, inclusive!
Eu sou hipermetrope mas não sou cega, me atrapalho com a dicção alheia mas não sou surda, não devoro noticiários mas não sou alienada, não tenho nenhuma genialidade mas tenho astúcia, não sou pobre nem rica, mas ando de ônibus quando preciso, já visitei muito hospital público como acompanhante e um bom pedaço de minha vida acadêmica foi em escola pública. E também não sou idealista, "meus herois morreram de overdose", mas tenho fé! E sou Fabiana, mas poderia ser Poliana, pois vejo sim o lado melhor das coisas, das pessoas, se este predomina, como na minha Brasília! Por isso ressalto que o melhor foi ver tantas homenagens lindas à nossa cidade, tanta gente orgulhosa de sua beleza brilhantemente arquitetada, do ceu e do clima que só quem mora aqui entende, dos conterrâneos e ilustríssimos filhos adotados e de toda esta maravilha cantada, ditada, declamada! Que bom ver que os apaixonados por Brasília, como eu, também predominam!!! E quanto a seus desafetos, bom, não sei o que desejá-los... Talvez sorte para que consigam uma casa no campo ou numa vila de pescador. E para os preocupados com a situação dos menos favorecidos somente como atualização do status no FB, ofereço uma música do Cazuza para relaxar, Blues da Piedade, é linda!
E para quem, como eu, vive feliz em Brasília, um feliz aniversário pra nós! A gente se vê amanhã lá no buraco do poder, ao som de Caetano Veloso, Chico César e maravilhosos artistas locais, embaixo de nosso mar e cercados por nossos monumentos! Se volto viva pra casa? Não sei nem se irei acordar...







5 comentários:

  1. Eu sai de Brasilia em 1990 mas ela nunca saiu de mim. Tenho um tanto de dificuldade em entender as pessoas que criticam a cidade por conta da politica - por saber que, em sua maioria, essas pessoas se dizem apoliticas. Minimamente as pessoas deviam fazer uma simples conta: se Brasilia tem 52 anos e os politicos que la residem de terça a sexta, em sua maioria, tem muito mais do isso... o problema não é da cidade e sim quem faz pousada la - e no poder - desde os tempos do coronelismo... mas isso é papo de botequim ou das minhas aulas de Historia...rs
    Sou brasiliense - ou candanga - e feliz por isso! E como ja lembrei disso por ai... " Ceu de Brasilia traço do arquiteto... gosto tanto dela assim'...
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que quando as pessoas "falam mal" de Brasília,trata-se, simplesmente, de uma mera questão de metonímia - mais precisamente de sinédoque.A filologia explica o fenômeno da economia linguística.Todavia,ainda assim, essas reclamações/manifestações 'senso comum demais' já encheram mesmo o saco!

    Brasília é linda, embora eu a conheça apenas "por fora"...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Dizem que os mineiros são receptivos, acolhedores e bons anfitriãos?Pode até ser, mas duvido que sejamos melhores que os brasilienses!

    Em Brasília, "amigo do meu amigo é meu amigo".Foi o que senti desde a primeira vez que fui.Carinhosamente recebida e tratada por todos os amigos e familiares da minha amiga, eu nunca tinha me sentido 'tão em casa' estando longe da minha cidade, do meu estado.Todos se mobilizam e fazem questão de se reunir.É um belo gesto de consideração pelo amigo que lhes apresenta mais um.Se eu nunca disse isso antes,desculpem-me pelo atraso, rs.

    Eu adoraria viver em Brasília.Beijo pra todos os amigos, colegas e familiares da minha querida Fá.Eu simplesmente adorei conhecer todos vocês, sem exceção!E iniciar esse ano aí, não teve preço!Foi muito bom, vocês são leves, agradáveis,dispostos, alegres.Entrei o ano com o pé direito!Amém.Parabéns por darem a essa Torre de Babel,a cara e a identidade de vocês!

    ResponderExcluir
  3. Meu corretor ortográfico interno até deu-me sinais, mas os ignorei.Então fiquei com a consciência pesada e fui consultar o dicionário: os brasilienses são melhores ANFITRIÕES que os mineiros!kkkkkkkkkkkkkkkk

    "Pão ou pães, é questão de opiniães"

    ResponderExcluir
  4. Que delícia de texto, Fá!!! Genialidade? Decerto, a tens... e de um jeito leve, irônico... uma chata que todos os entes bem humorados querem ter por perto.

    ResponderExcluir